Coordenador : João Marcos Viana de Quadros Bittencourt
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388711.2199.249798.13022023
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo do projeto envolve os policiais peritos do Estado do Rio de Janeiro. As embalagens periciais irão apoiar o trabalho de coleta desses agentes de segurança, ajudando-os a aumentar a qualidade e confiabilidade de seu trabalho. Apesar de não termos números exatos de quantos servidores esse projeto poderá beneficiar, o material desenvolvido atenderá demandas de servidores de unidades diferentes como o Instituto de Criminalística Carlos Éboli e o Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto. Indiretamente, esse projeto atende a sociedade de uma maneira geral contribuindo com o processamento evidências de crimes e, desejavelmente, contribuindo com a prisão de criminosos.
Local de atuação: Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense
Objetivo
O objetivo geral desse projeto é o desenvolvimento de embalagens periciais para coleta de evidência, tramitação entre unidades da Policia Civil e manuseio nos institutos periciais da corporação. O escopo inicial do projeto prevê embalagens para coleta de evidências gerais em campo, evidencias relacionados a crimes de informática (celulares e computadores), coleta de entorpecentes, coleta de materiais com vestígios biológicos; coleta de evidencia balística; além de embalagens para uso interno nos institutos de medicina legal como armazenamento de órgãos, contraprovas variadas e material biológico. Para o ciclo de 2023, o objetivo principal é a realização de testes dos materiais desenvolvidos em ciclos anteriores do projeto. Modelos funcionais mais próximos possíveis dos materiais propostos serão elaborados para serem testados em situações de uso simulada. Como objetivo secundário desse projeto, pretende-se estudar como organizar e implementar centrais de custódia. Visa-se explorar diferentes pontos de vista sobre esses espaços para futuramente gerar recomendações de implementação para esses espaços.
Resumo
Esse projeto se insere na temática de equipamentos técnicos para polícia pericial do Rio de Janeiro. Esse projeto visa desenvolver produtos que sejam usados por policiais para coleta de amostras e evidencias em cenas de crimes ou material aprendido. Atualmente as condições de coleta desse manteria são feitos com produtos improvisados colocando em risco o controle da evidencia durante a cadeia de custodia. O trabalho será feito de maneira interdisciplinar em colaboração com peritos e técnicos das unidades de polícia forense do estado do Rio de Janeiro. O método de estudo está baseado na Análise Ergonômica do Trabalho que preconiza um acompanhamento das situações de trabalho no local e um diálogo aberto com usuários sobre as soluções que serão implementadas. O projeto será desenvolvido em parceria com um projeto de pesquisa da Policia Civil que visa além do desenvolvimento de embalagens, a revisão de processo da cadeia de custodia e desenvolvimento de software para controle do material. Mesmo que presente projeto se ocupe apenas do primeiro, a articulação com as equipes responsáveis com as demais frentes é essencial para o desenvolvimento de material articulado com o processo e o sistema da polícia. Esperamos contribuir com a melhoria das condições de trabalho de peritos e servidores da polícia.